MARCELO DENNY

Biografia
(Português)

Disseram que Marcelo Denny cria visualidades mutantes. Sem dúvida, seu trabalho percorre vários caminhos. Como diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, arte educador e curador e diretor de arte foi vencedor de mais de 30 prêmios em festivais de teatro pelo Brasil. Leciona e pesquisa na ECA-USP, onde está desde o mestrado e doutorado. Foi um dos fundadores dos grupos “Cia Teatral “Cadê Otelo?”, Desvio Coletivo e da Cia Sylvia Que Te Ama Tanto, e Teatro da Pomba Gira – Coletivo de Criadores, onde atuou como diretor e cenógrafo em mais de 20 espetáculos. Também atua como curador e jurado-debatedor de festivais de teatro como o FESTE de Pindamonhangaba (SP), Festival de Teatro de Taubaté (SP) e o FESTIVALE Festival de Teatro de São José dos Campos (SP). No Brasil, atualmente reúne esta experiência em suas pesquisas sobre visualidades (cenografia contemporânea) e performatividades (performance urbana) na cena contemporânea em instituições como Universidade São Judas (SP), Yazigi Internexus, Faculdade Paulista de Artes, SP Escola de Teatro, UNESP (SP), Escola SP – Centro de formação das artes do palco (SP), Escola São Paulo de Cultura Contemporânea (SP) e também nas Universidades Anhembi Morumbi (SP), UNIBAM (SP) e FPA-Faculdade Paulista de Artes (SP), Universidade Livre de Artes de São José do Rio Preto (SP) e Centro Universitário Belas Artes (SP), UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) e UNIRIO- Universidade do Rio de Janeiro (RJ),Centro Cultural São Paulo, e Galeria Olido (SP). Foi um dos representantes do Brasil na Quadrienal de Cenografia de Praga de 2007,(República Tcheca). Nos últimos anos lecionou cursos e realizou ações performativas nas instituições: SESC e SENAI (várias capitais pelo Brasil), AKT-ZENT- Research Centre of the Theatre Education & Training e no Volksbuhne Theatre em Berlim (Alemanha), Grupo Dançando com a Diferença em Funchal-Ilha da Madeira (Portugal). Foi jurado, palestrante no Primer Festival de Body Paiting da Argentina na cidade de Mérida, foi um dos representantes e artistas expositores do Brasil na Quadrienal de Cenografia de Praga de 2015 (República Tcheca) e também um dos representantes do Brasil no encontro da IFTR- International Federation for Theatre Research na cidade de Estocolmo na Suécia, em 2016. Tem realizado diversos cursos sobre visualidades cênicas contemporâneas e performatividas na cena nas seguintes universidades pelo mundo:  Universidad de Chile, Escuela Superior de Artes de Yucatán em Mérida (México), Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, (Portugal) , Institut del Theatre em Barcelona (Espanha), Universiteit van Amsterdam (Holanda), Universidad de Mérida (Argentina), Universidad de Costa Rica, Université Paris 8 – Saint-Denis em Paris (França) e no The Hemispheric Institute of Performance and Politics da New York University (EUA). É professor doutor na graduação, onde leciona as disciplinas de Cenografia, Maquiagem & Caracterização e Práticas Performativas entre outras. É também professor no PPGAC – Programa de Pós Graduação da ECA da USP- Universidade de São Paulo. Um dos fundadores e diretores do Laboratório de Práticas Performativas da ECA – USP. Atualmente é chefe do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Fotos

Biography
(English)

One would say that Marcelo Denny creates mutant visualities. Certainly, his work covers a large range of different medias. As stage director, set designer, plastic artist, performer, curator, art-educator and art director, he won more than thirty prizes from theatre festivals around Brazil. He teaches and researches at University of Sao Paulo, where he works since pos graduation. He is one of the founder members of the theatre groups “Cia Teatral “Cadê Otelo?”, “Desvio Coletivo” and “Cia Sylvia Que Te Ama Tanto” and Teatro da Pomba Gira – Coletivo de Criadores, where he worked as stage director and designer in more than twenty plays. He also acts as curator and jury at FESTE de Pindamonhangaba (SP), Festival de Teatro de Taubaté (SP) and FESTIVALE Festival de Teatro de São José dos Campos (SP). Nowadays, his experience is primarily turned to researches on visualities (contemporary scenography) and performativities (urban performance) in contemporary scenery. As professor, he was invited by University of Chile and by Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal, Universidade São Judas, Faculdade Paulista de Artes, SP Escola de Teatro, UNESP, Escola São Paulo de Cultura Contemporânea as well as by universities Anhembi Morumbi, UNIBAM and FPA-Faculdade Paulista de Artes. Recently, he represented Brazil at the Prague Quadrennial of Performance Design and Space in 2007 and 2015. In the last years he had been teaching and staging performative actions at SESC and SENAI (in the biggest Brazilian cities), AKT-ZENT- Research Centre of the Theatre Education & Training,at the Volksbuhne Theatre in Berlin, Escuela Superior de Artes de Yucatán at Mérida, Mexico, Group “ Dançando com a Diferença” in Funchal, Ilha da Madeira, Portugal, Institut del Theatre in Barcelona, Spain, Universiteit van Amsterdam, Nederlands Université Paris 8 – Saint-Denis in France and finally at New York University – Hemispheric Institut – Performance and Politics, Universidad de Costa Rica. In 2016, he also represented his country in IFTR- International Federation for Theatre Research, in Stockholm, Sweden. Professor in the undergraduate and graduate studies of Departamento de Artes Cênicas from ECA at University of Sao Paulo, where he teaches the disciplines Set design, Makeup and Characterization, and Performatives Performing, among others. Marcelo is one of the founders and directors of Laboratório de Práticas Performativas da ECA – USP. Currently he is the department head of Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Biographie
(Français)

On a dit de Marcelo Denny qu’il crée des visualités mutantes. Sans aucun doute son ouvrage parcourt plusiers chemins. En tant que metteur en scène, scénographe, artiste plastique, performeur, curateur et directeur artistique, il a réussi plus d’une trentaine de prix à des festivaux de théâtre partout le Brésil. Enseignant et rechercheur à l’Université de São Paulo, depuis son parcours vers le doctorat, il est un des fondateur des troupes de théatre Cia Teatral ‘Cadê Otelo?’, Desvio Coletivo et Cia Sylvia Que Te Ama Tanto et Teatro da Pomba-Gira – Coletivo de Criadores, où il houe um rôle centrale comme metteur em scène et scénographe en plus de 20 productions. Il a travaillé aussi comme curateur e jury-provocateur dans des festivaux de théâtre como FESTE, à Pindamonhangaba, Festival de Teatro de Taubaté e o FESTIVALE Festival de Teatro de São José dos Campos, les trois à la province de São Paulo. Au Brésil, actuellement, Marcelo rassemble de tels expériences diversifiées dans ses recherches sur les visualités (scénographie contemporaine) et les performativités (performance urbaine) pour la scène contemporaine à des institutions comme Universidade São Judas (SP), Yazigi Internexus, Faculdade Paulista de Artes, SP Escola de Teatro, UNESP (SP), Escola SP Centro de formação das artes do palco (SP), Escola São Paulo de cultura contemporânea(SP), bien qu’aux universités Anhembi Morumbi (SP), UNIBAM (SP) e FPA-Faculdade Paulista de Artes (SP), Universidade Livre de Artes de São José do Rio Preto (SP), Centro Universitário Belas Artes (SP), UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN), UNIRIO- Universidade do Rio de Janeiro (RJ), Centro Cultural São Paulo, e Galeria Olido (SP). Il a aussi realisé des actions performatives pour SESC et SENAI à des nombreuses grandes villes brésiliennes. Au monde, Marcelo a representé le Brésil à la Quadriennale de Scénographie de Prague en 2007 et 2015. Les dernières années il a enseigné des cours et a realisé d’actions performatives aux institutions: AKT-ZENT-Research Centre of the Theatre Education & Training, à Berlin dans le Volksbuhne Theatre, au Mexique à Escuela Superior de Artes de Yucatán, au Portugal, au Grupo Dançando com a Diferença em Funchal-Ilha da Madeira, à Universidad de Chile, Santiago, à Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal, en Espagne, à l’Institut del Theatre à Barcelone, à Universiteit van Amsterdam, en Hollande, en France à l’Université Paris 8 et plus récemment à New York University, Hemispheric Institut-Performance and Politics et Universidad de Costa Rica. Il a aussi servi comme jury au Primer Festival de Body Paiting en Argentine, à la ville de Mérida, et a representé le Brésil à l’évènement IFTR- International Federation for Theatre Research, à Estocolme, en Suède, en 2016. Il est professeur universitaire pour les différents dégrés au Departamento de Artes Cênicas de ECA à l’Université de Sao Paulo, où il enseigne les disciplines de Scénographie, Maquillage et Caractérisation, et Pratiques Performatives, parmi d’autres. À cet institution il travaille aussi comme professeur au sein du PPGAC – Programa de Pós Graduação da ECA da USP- Universidade de São Paulo. Marcelo est um des fondateurs et directeurs du Laboratório de Práticas Performativas da ECA – USP. Actuellement, il est cehf du Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Fale Comigo:

Mensagem

Posso não estar Online agora, assim que estiver, te retorno.

Ilegível? Troque a palavra aqui. captcha txt

Começe escrevendo a palavra que deseja procurar, em seguida pressione enter